A semana

– A Grécia parece que já tem primeiro-ministro, depois da história toda do referendo e da demissão de Papandreou quer ganhasse o voto de confiança, quer perdesse, o que para mim faz todo o sentido *ironia*. Finalmente houve acordo entre o PASOK e o líder do partido da oposição, que assumiu uma postura de bloqueio irresponsável, partido esse, relembre-se, foi o que colocou a Grécia no buraco.

– Em Itália, Berlusconi vai embora porque os mercados assim o querem. Apesar de ser Berlusconi, não consigo deixar de ficar nervoso por ver um líder democraticamente eleito ter que se demitir por vontade dos mercados. Entretanto, parece que à medida que os juros subiam, a bolsa de Milão também subia. Ele há coisas…

– Poderia isto acontecer em Portugal? Nem duvido. Apesar de a nossa Constituição, no seu artigo 80º, postular que o poder económico deve estar subordinado ao poder político, a verdade é que já percebemos que nem em nossa casa podemos mandar já. Os mercados não deixam…a falta de liderança na Europa também não.

– Entretanto, Merkel e Sarkozy seguem a sua cruzada implacável contra os “nojentos” países mediterrânicos. Agora parece que andam a discutir a criação de uma zona euro mais pequena, sem os doentes países mediterrânicos, apenas com os limpos países do Norte, a Alemanha, que recorde-se conduziu a Europa a duas guerras. Foi um erro a reunificação alemã? Foi. A França, com o pequeno Sarkozy ao leme lá vai aproveitando a embalagem alemã. Sarkozy fará aprovar novas medidas de austeridade (preventivas, diz ele). Pois, preventivas, todos nós sabemos que o rating ainda não baixou só por razões políticas. Ai se fosse num país mediterrânico…Hollande, ganha isso, precisamos de ti.

– Depois de Vasco Lourenço, foi a vez de Otelo Saraiva de Carvalho vir ameaçar com um golpe militar. Pois, os militares são os únicos que vão ter que fazer sacrifícios, o resto da populaça vive bem, actualmente e 2012 promete ser um ano maravilhoso. Se no caso de Otelo já nem digo nada (ouvi alguém dizer FP-25?), no caso de Lourenço é triste ver uma figura de Abril descer ao mesmo nível.

– Continuando neste cantinho à beira-mar plantado, um sem-abrigo vai ser julgado por ter tentado furtar seis chocolates do Lidl. Por outro lado, Duarte Lima continua desaparecido, sem ninguém se importar com isso e o processo Face Oculta começou para acabar como todos sabemos, com a montanha a parir um rato.

– Na discussão do ultra austero Orçamento de 2012, anda tudo entretido, depois da enorme discussão à volta do leite com chocolate, anda tudo entretido, dizia eu, a discutir almofadas. Vem a propósito, muitos deputados andam lá a dormir.

– Finalmente, os passes sociais vão aumentar de preço e há propostas para reduzir o funcionamento do metro e dos autocarros. Faz todo o sentido, no fundo só os ricos é que andam de transportes públicos. Os pobres têm todos carro, não é?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: