Noruega

Um lunático faz explodir um carro armadilhado junto ao palácio do primeiro-ministro norueguês. O mesmo lunático vai em seguida para uma ilha onde decorria um Congresso da Juventude do Partido Trabalhista e dispara indiscriminadamente sobre a assistência. Balanço: 90 mortos and counting. Culpados: extrema-direita. Surpresa? Sim, mas não tanto.

 

A extrema-direita está a crescer por toda a Europa, assembleia e extra-parlamentarmente falando – e ninguém parece querer saber. Na Holanda, em França, até – e cada vez mais – na Escandinávia (!). Une-os um profundo eurocepticismo que é fundamental para explicar o seu crescimento – mas não só.

 

Já foram vários os posts neste blog a alertar para o perigo que representa a ascensão da extrema-direita. Espero que com este atentado a Europa acorde e veja a quem está a conferir cada vez mais poder: a ideologia da extrema-direita é, mais que preconceituosa, socialmente pervertida. E assassina. Os partidos de extrema-direita “democráticos” que hoje ganham cada vez mais poder nos Parlamentos dos Estados-membros da UE não são mais que uma operação de cosmética da extrema-direita antiga, sempre à procura de um revisionismo histórico que apague os legados assassinos pelos quais a extrema-direita foi responsável ao longo do século XX. Nunca nos esqueçamos disto – temos aqui a maior e mais irremediável prova de que, se a Europa não fizer face a esta ameaça, maiores problemas surgirão.

About Rodrigo Vaz

My life is pretty much like my hair. It's a mess and I know it could be a lot better. I just don't know how. Ver todos os artigos de Rodrigo Vaz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: