Cenários eleitorais possíveis

Bem, vou apresentar todos os cenários eleitorais que acredito serem possíveis. Se nenhum deles acontecer, saio de CP/RI.

Cenário A: O PS ganha as eleições sem maioria absoluta, o PSD perde terreno para o CDS, mas a esquerda desce. Este cenário é uma clara resposta a dois factores: o cansaço com a posição da esquerda em relação à actual situação (recusa em reunir com a troika, por exemplo), mas significa que o eleitorado não vê o PSD como verdadeira alternativa de governo – ou pelo menos nele não vota por temer reformas que lhes prejudiquem directamente.

Cenário B1: O PSD ganha as eleições, o CDS sobe, toda a esquerda desce e o PS remove o seu secretário-geral. Este cenário significa uma derrota em toda a linha da esquerda: os portugueses manifestam uma vontade de mudar de governo, mas desaprovam igualmente a resposta da esquerda à actual situação. Este cenário significaria que o eleitorado olharia para os partidos de direita como os mais aptos a resolver a crise.

Cenário B2: O PSD ganha as eleições, o CDS sobe, toda a esquerda desce mas o PS mantém o seu secretário-geral. A explicação é a mesma, mas neste caso o PS dá um tiro no pé.

Cenário C: Devido a uma ‘ginástica eleitoral’ assaz curiosa, tanto PSD como PS sobem, embora com vitória do primeiro. Todos os outros partidos descem e o PSD não consegue obter maioria absoluta mesmo em coligação com o CDS. Embora altamente improvável, este resultado iria significar que os portugueses, seguindo uma lógica de “voto útil”, se tinham concentrado nos dois únicos verdadeiros partidos de poder. O facto de os únicos partidos que conseguem obter uma (larguíssima) maioria serem PSD e PS não estarem interessados num Bloco Central iria originar um clima de grande instabilidade política – especialmente se o secretário-geral do PS não fosse substituído.

Cenário D: Os anteriores cenários ou não acontecem, ou acontecem de maneira diferente. Lamento, mas não quero mudar de curso…

About Rodrigo Vaz

My life is pretty much like my hair. It's a mess and I know it could be a lot better. I just don't know how. Ver todos os artigos de Rodrigo Vaz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: