À Rasquinha

Como fui intimado pelo chefe aqui do folhetim para dizer qualquer coisa, venho então falar do Protesto da Geração à Rasca. Antes de mais, um “disclaimer” – não vou participar. Tenho coisas para fazer mas, mesmo que não tivesse, também não ia.

 

Porquê? Eu até estou numa das situações mais ou menos “típicas” dos protestantes, mas não ache que protestar seja o melhor para corrigir a maleita de não ter emprego ou de não receber aquilo que gostava. Se calhar foi a formação que me deram, mas sou orgulhoso o suficiente para achar que primeiro uma pessoa tenta tudo e quando tudo falha… tenta mais um bocado. Não sou de pedir esmolas ao Estado ou às empresas e não tenho qualquer complexo de superioridade que me faça achar que um determinado trabalho é menor. Se for preciso, seja para pagar contas ou por outro motivo qualquer, nem que seja ir varrer ruas, mas vou fazer qualquer coisa por um salário razoável tendo em conta o trabalho, não tendo em conta as minhas qualificações.

 

Mas pronto, vai haver gente a manifestar-se amanhã porque não têm emprego… E acham que manifestarem-se vai fazer com que empresas ou o Estado abre novos lugares? Sei que estou a caricaturar um bom bocado, que não é só este o motivo para a manifestação, mas chateia-me um bocado uma manifestação contra o conceito abstracto de “precariedade”. É que a coitada da palavra não tem culpa, sabem?..

 

De qualquer das maneiras, é estranho que sejam só os jovens a manifestarem-se. Como é que ainda ninguém se anda a manifestar? Como é que toda a gente está a aceitar passivamente tudo o que está a acontecer? Impostos aumentam, serviços diminuem, tudo se torna mais caro e a vida cada vez mais difícil. E os 90% das pessoas do país que não fazem parte da geração à rasca, onde é que estão? Onde está a geração à rasquinha??

 

P.S.: Não pus todo o argumento, mas o agradecimento público a uma pessoa com quem estive a discutir durante um bom bocado de tempo sobre a utilidade ou não do protesto de amanhã. Gracias!


Deixe uma Resposta

