O que é isso de ser de esquerda?

Ok. Esquerda. O que é isso de ser esquerda e de esquerda? Actualmente, a actividade politica e as ideologias estão em constante mutação. A politica está mais “pop”, supostamente mais acessível, explicada na televisão, mas os consultores de imagem acabam por tornar a mensagem mais ou menos turva. As ideologias, por seu lado, conhecem, desde há 15 anos para cá, um período de flexibilidade – mais que flexibilidade, de desvanecimento. Desde Tony Blair, a simbiose entre o mercado livre e a presença do Estado tornou-se um dogma da “esquerda moderna”. Durante os 10 anos em que Blair esteve no poder, o Estado tornou-se efectivamente mais controlador, mas não no campo económico. Enquanto essa área passou por um período de crescente liberalização, o Estado imiscuiu-se como nunca na vida das pessoas.

É esse o rumo? Não? Então, o que falhou? É isso ser de esquerda?

Não. Hoje em dia confunde-se esquerda com gostar muito das pessoas e querer que elas não fiquem desempregadas e tal. Essas coisas. Isso, no entanto, devia ser preocupação de todas as ideologias, se já não o é. Ser de esquerda é não deixar tudo nas mãos do mercado e esperar que ele regule tudo automaticamente. Tenho uma novidade: ninguém cria uma empresa à espera de prejuízo. Como é que é possível que a saúde possa ser regulada por privados? O mercado livre deve ser a regra, mas há sectores basilares que devem permanecer intactos – ou quase.

A “esquerda moderna” não nos serve, não serve à esquerda, precisamente porque não o é. Urgem medidas concretas, não da esquerda dos costumes (aborto, casamentos homossexuais, …), mas da esquerda económica, por actores que não estes. Urge uma esquerda sólida.

 

Rodrigo Vaz

About Rodrigo Vaz

My life is pretty much like my hair. It's a mess and I know it could be a lot better. I just don't know how. Ver todos os artigos de Rodrigo Vaz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: